A Fundação

A Fundação Mensa Brasil foi instituída em 2024 pela Associação Mensa Brasil (por sua vez, presente no Brasil desde 2002, braço da Mensa International no país). A Fundação Mensa Brasil é o braço social, educacional e cultural da organização. Nossa missão é apoiar projetos que beneficiem superdotados na sociedade brasileira, sejam estes membros da Associação Mensa Brasil ou não, de forma a expandir oportunidades para esse segmento de público, que carece de políticas públicas e mesmo de visibilidade social para fazer uso da educação especial a que têm direito
Nossa Fundação é focada na inteligência e nas habilidades em geral para desenvolver seus programas e recurso. Nossa missão é capacitar, desenvolver e disponibilizar oportunidades e parcerias para o desenvolvimento pessoal. As doações à Fundação Mensa Brasil impacta esforços de identificação ampla de superdotados, bolsas de estudo, pesquisas e iniciativas sociais, culturais e educacionais.

Valores

Comunidade — Alimentamos uma comunidade global diversificada que valoriza o avanço da inteligência e da superdotação humana. Respeito — Respeitamos as ideias, contribuições e trabalho árduo de todos para facilitar um ambiente inclusivo do qual todas as partes interessadas possam se orgulhar Integridade — Nós, individual e coletivamente, nos comprometemos com a integridade em nossas ações e decisões.
Ação e Inovação — Aspiramos a ações intencionais e à inovação em nós mesmos e em outras pessoas em nossa comunidade mais ampla. Excelência — Nós nos esforçamos para nos destacar em todos os aspectos do nosso compromisso e apoio à missão da Fundação Mensa Brasil.

Foco

Celebrar a inteligência - Servir como recurso, catalisador e apoio para aqueles que libertam a sua inteligência para fazer contribuições que beneficiem a humanidade. Programas de impacto positivo - Servir como recurso, catalisador e apoio para aqueles que libertam a sua inteligência para fazer contribuições que beneficiem a humanidade. Desenvolvimento - Servir como recurso, catalisador e apoio para aqueles que libertam a sua inteligência para fazer contribuições que beneficiem a humanidade.
Desenvolver programas e fornecer recursos para preencher essas lacunas e permitir que os indivíduos liberem ao máximo a sua inteligência. Estabelecer um plano de desenvolvimento sólido e de longo prazo para promover os esforços da Fundação Mensa Brasil.